Particularmente não sou fã do trabalho de Will Ferrell no cinema, pois em sua maioria os filmes em que atua são comédias nonsense. No entanto esta é uma de suas obras primas, Herold é um fiscal da receita federal estadunidense que começa a ouvir uma voz feminina que descreve o que faz sente e inclusive o que acontecerá. O personagem fica apavorado quando descobre que irá morrer, para tentar entender de quem é a voz procura um professor de língua inglesa e daí segue uma bela trama. Dentre as várias possibilidades vale trabalhar com este filme o estilo literário da historicidade, o roteiro e a interação entre o personagem e o roteiro.
A resposta à questão: Que é isto — a filosofia? consiste no fato de correspondermos àquilo para onde a filosofia está a caminho. E isto é: o ser do ente. Num tal corresponder prestamos, desde o começo, atenção àquilo que a filosofia já nos inspirou, a filosofia, quer dizer, a philosophía entendida em sentido grego. (Heidegger, O que é isto - A Filosofia?)
Encontro Nacional
quarta-feira, 21 de março de 2018
Na natureza selvagem
Este filme de 2007, conta a história real de Christopher MacCandless em sua viagem de autodescobrimento saindo da Virgínia - Estados Unidos terminando no Alaska. A viagem de autoconhecimento começa com o abandono da família e de tudo o que lhe era comum, inclusive o próprio nome. Um filme adequado para trabalhar como a pessoa se percebe a partir de sua representação de mundo.
terça-feira, 13 de março de 2018
The Shape of Water
O filme A forma da água se passa na década 60 e conta a história de amor entre uma criatura aquática e uma profissional da limpeza do laboratório onde a criatura é mantida. O desenrolar da história nos remete ao conteúdo estudado em Filosofia Clínica chamado de pré-juízos, que podem ser definidos como os juízos anteriores à experiência. É necessário pouco tempo do filme para perceber os esteriótipos, assistir pessoas que são colocadas a partir de uma perspectiva romântica em um cenário de discriminação.
terça-feira, 6 de março de 2018
Sr. e Sra. Smith
O filme desta semana, ainda que em boa medida um bom filme de ação e comédia, apresenta um relacionamento baseado em segredos e mentiras. Onde cada um esconde do outro uma parte de sua vida que entende pouco relevante para o relacionamento. É realmente necessário compartilhar tudo? Pode ser não ser necessário, mas esconder também pode ser uma armadilha que leva ao fim do relacionamento. Trabalhando interseção de EPs Brad Pitt e Angelina Jolie mostram o quanto uma conversa aberta pode ser importante para um relacionamento saudável.
Assinar:
Postagens (Atom)