Aos poucos o ambiente organizacional descobre a importância de conhecer o que faz uma empresa se tornar realidade, a pessoa. Ao longo dos últimos anos diversas pesquisas foram realizadas para tentar chegar a um método que pudesse dar o entendimento do funcionamento das pessoas, isso para chegar a um perfil e então sugerir aptidão para o desempenho de uma função no ambiente organizacional. No entanto, a construção destes modelos é usualmente baseada em questões que orientam a pessoa ao que deve responder e uma gama limitada de respostas diz, segundo a metodologia aplicada, qual seria o perfil. A diversidade e singularidade humana reduzida à algumas poucas possibilidades.
A Filosofia Clínica trazida para o ambiente organizacional é a busca por uma Filosofia que auxilie a organização do entendimento da singularidade. Trabalhando a partir da narrativa história feita pelo próprio sujeito busca-se o entendimento de quem ele é e então a possibilidade de fazer parte de um grupo, de uma cultura e de uma estrutura e funcionamento chamada organização. Não existe um perfil pré estabelecido, mas uma metodologia que leva o pesquisador a conhecer a pessoa que está diante de si. Não existem juízos apriorísticos que em qualquer medida deturpem o entendimento da singularidade. Existe uma pessoa diante de outra pessoa e o método será o caminho para que uma possa conhecer a outra.
No ambiente organizacional cada pessoa, em maior ou menos grau, faz seu processo de adaptação. Momento em que absorve, bem como contribui, para com o ambiente que se inseriu. O entendimento do perfil orienta do que e como será absorvido, assim também o o que e o como contribuirá para com a organização. O acompanhamento individualizado garante ajustes finos onde a pessoa, a equipe e a organização ganham alinhamento. A coesão do grupo acontecerá de forma natural, uma vez que os perfis selecionados atentem aos requisitos técnicos, comportamentais e culturais. Os resultados são a consequência natural de uma equipe bem selecionada.
Rosemiro A. Sefstrom
Nenhum comentário:
Postar um comentário