Na
semana passada abri o Facebook para postar o texto da semana e percebi que fui marcado
numa imagem. Abri a imagem e junto a ela havia um texto bastante longo que falava
sobre as palavras imutáveis da Bíblia, ou seja, que as palavras do texto
Bíblico devem ser entendidas à risca. Uma das frases do texto: “Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados.
Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado
a matá-lo eu mesmo ou contrato alguém para fazer a vontade de Deus?” Essa é
apenas uma das muitas frases que apontam a literalidade do entendimento bíblico.
Cito ainda outro trecho do escrito: “Eu sei que não é permitido ter contato com
uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levítico
15:19-24). O problema é: como eu digo isso a minha esposa ? Eu tenho receio que
ela se ofenda comigo”. Esse texto me fez refletir sobre princípios básicos que
fazem da Filosofia Clínica uma ferramenta tão objetiva.
Uma das bases essenciais para o entendimento de qualquer
pessoa para a Filosofia Clínica é a historicidade, ou seja, para os filósofos
clínicos todo ser humano é dotado de história. A história é contada pela
própria pessoa ao terapeuta que apenas ouve atentamente a construção de uma auto
biografia. É claro que ao longo da narrativa alguns dados serão omitidos,
outros mentidos, talvez distorcidos, aumentados, mas esta foi a maneira como a
pessoa relatou. A história de vida da pessoa faz com que tudo que ela vive hoje
ganhe contexto.
O contexto
segundo o Dicionário de Filosofia de Abbagnano (...) é o “Conjunto
dos elementos que condicionam, de um modo qualquer, o significado de um
enunciado”. O contexto pode ser considerado o que em Filosofia Clínica chamamos
de Exames Categoriais, ou seja, Assunto, Lugar, Tempo, Relação e Circunstância.
Com as categorias, um filósofo pode identificar elementos que ao envolverem o
enunciado podem significá-lo, pode dizer de onde aconteceu, em que tempo
histórico, quais as relações, suas circunstâncias. Um texto sem contexto não é
nada. Usando uma analogia pergunto: Como seria se você andasse de carro de boi?
Bom, nada de anormal, mas se perguntasse um pouco melhor: Como seria se você andasse
de carro de boi no centro de Criciúma? Isso pode lhe parecer muito estranho,
mas é o que acontece com quem toma um assunto fora de seu contexto. O que se
deve fazer é atualizar os dados de forma que eles possam se enquadrar nos novos
contextos e aí sim ver se os assuntos ainda tem validade ou não.
Voltando ao caso da Bíblia, sem favorecer nenhuma
religião, suas verdades são tomadas como imutáveis, ou seja, conteúdos
atemporais. Em clínica muitas pessoas fazem o mesmo: pegam conteúdos de suas
histórias e os tornam atemporais. Assim acontece quando o pai trata sua filha
como uma menina indefesa, não esquecendo que o pai tem por volta de oitenta
anos e sua filha cinqüenta. É assim que acontece quando uma mãe olha para um
filho como o maior monstro do mundo por ele ter sido uma criança sapeca. Os
dados históricos da vida dessas pessoas cristalizaram e com estes dados as suas
práticas. Para não cometer o erro de tratar a pessoa com conteúdos caducos, o
filósofo clínico precisa, além de fazer o Exame das Categorias, prestar atenção
aos dados padrões e aos dados atualizados.
Os dados padrões são aqueles que indicam como
normalmente a pessoa funciona, quais são os caminhos rotineiros no seu estado
de ser. Já os dados atualizados indicam o que ao longo do tempo vem se
transformando ou até mesmo o que mudou de uma semana para outra. Se os
pregadores de verdades imutáveis abrissem os olhos aos dados padrões poderiam
sim ver que há coisas que não mudam, mas há outras em que há muito não são as
mesmas. Aquele pai que olha a filha como uma menina indefesa pode sim olhar
para a filha como ela é, mas precisa atualizar dados como tempo, lugar,
relação, circunstância. Entender que as práticas do passado estavam rodeadas de
elementos que as condicionavam, que davam significados a elas. Se trouxermos as
práticas do passado sem atualizarmos os elementos vizinhos elas podem ter um
significado muito diferente do que se deseja.
Por fim
gostaria de render os méritos do texto bíblico, segundo a postagem do Facebook,
a Jodan Campos.
Rosemiro
A. Sefstrom
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