Encontro Nacional

Encontro Nacional

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Construção Compartilhada

No final de semana passado, enquanto assistia a comentários esportivos a respeito da rodada que finalizou os campeonatos estaduais, ouvi uma observação pouco dita. Enquanto falavam a respeito dos jogos do final de semana, um dos cronistas criticava tal treinador e tal time. Isso prosseguiu até que um jornalista abertamente disse: “Como é fácil para um ex-jogador, que nem foi tão bom assim, criticar o trabalho alheio. Porque comentar é fácil, gostaria de vê-los fazendo o papel que julgam”. Um ponto de vista interessante do jornalista, mas ele não se dá por conta que, até mesmo o comentarista cumpre um papel. Aquele de que, quando um treinador ou jogador estão muito envolvidos podem esquecer, ou seja, olhar as próprias falhas. O papel do comentarista seria então apontar estes erros , eles estarão apontando.
Assim acontece no filme Encontrando Forrester, onde um menino negro, Jamal Wallace, de classe pobre, consegue uma bolsa numa escola particular. Ele assume sua vaga pelo que escreve, por ser muito bom no que faz, mas melhora ainda mais com a ajuda de um famoso amigo, William Forrester. Seu professor, Crowford, destina todo seu tempo e habilidade para provar que um menino negro e pobre não poderia ser tão bom escritor. Willian Forrester, por sua vez, mostra ao menino que alguns sabem fazer e trilham um belo caminho, enquanto outros podem não saber fazer, mas serão muito bons na arte de abrirem os caminhos. Ao menino, em seu processo de aprendizagem, muitas palavras ditas pelo seu amigo passaram em branco. Eram conselhos de um homem velho que tinha lá suas esquisitices. Em muitas vezes Jamal se nega a aceitar as críticas como se já soubesse caminhar com as próprias pernas, mal nota que ainda repete os passos daquele que o ensina. Ao final do filme o rapaz pega um texto produzido conjuntamente com seu amigo e apresenta ao professor Crowford. Este, por sua vez, descobre que o escrito era um plágio de um antigo trabalho publicado numa famosa revista. Para se redimir do erro e continuar estudando seu professor exige uma retratação pública. Jamal se nega a fazer uma retratação pública, mesmo sabendo que teria de deixar a escola. William Forrester, amigo de Jamal, claramente diz que cada um assume a responsabilidade pelo que faz, mas decide intervir pelo aprendiz e amigo. Durante todo o filme o jovem precisou desconstruir o que achava que sabia para realmente aprender, o mesmo aconteceu com seu amigo.
Tanto um quanto o outro no processo de se conhecer foram deixando de lado os pontos de diferença e encontrando os pontos de igualdade. Este processo levou o menino ao aprendizado e desenvolvimento de sua escrita, ao passo que seu mestre reaprendera o valor da vida e recuperara alguns sonhos há muito perdidos. Ao esquecerem as diferenças e viverem no espaço que chamamos de interseção eles construíram de forma compartilhada uma nova vida. Um novo caminho, que já não fazia mais distinção entre um e outro, mas um caminho do meio que contemplava as duas partes. Cada um apontou os pontos cegos da vida do outro e vagarosamente foram melhorando um ao outro, cada um de acordo com suas capacidades.
Quantas vezes você parou para ouvir uma pessoa que lhe criticou ou apontou uma falha sua? Não estou falando de um completo estranho em uma fila de banco, mas alguém que tem com você uma caminhada. Uma pessoa que sabe de onde você vem e para onde se encaminha. Boa parte das vezes o que se ouve é a proposta do jornalista: “Faça você então!” Não se trata de fazer melhor, mas de ensinar a fazer melhor. Muitos acham que porque cometem certos erros, todos o cometem, esquecem que há muito conhecimento para aprenderem, muitas vezes com alguém mais novo. Não se trata de estar certo ou errado, mas de ouvir o que o outro diz e avaliar se ele realmente tem razão e, caso tenha, entender que também podemos cometer erros.

Rosemiro A. Sefstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário