Encontro Nacional

Encontro Nacional

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Modelos de Beleza

     Ao longo dos anos sempre houveram modelos de beleza, esteriótipos de belo que servem de inspiração para outras pessoas. Entre as mulheres há um maior apelo aos modelos de beleza, entre outros fatores pelo mercado consumidor. Nos últimos anos o apelo ao esteriótipos tem aumentado devido a expansão das mídias sociais. Além disso também a dificuldade em se aproximar do modelo ideal vendido pela televisão. Atualmente o apelo a um físico anormal faz com que mulheres de todas as classes sociais gastem fortunas tentando se aproximar de algo caríssimo e ou inatingível.
     Este movimento de apelo a corpo faz com que, cada vez mais o corpo se torne apenas um pedaço de carne, exatamente como o exposto nas gondolas dos supermercados. Mulheres e homens, desde a mais tenra idade expõem seus corpos como apenas uma roupa. Se o corpo de carne e ossos não é mais o seu corpo, mas um manequim que se adapta a cada novo modelo de beleza, onde estará seu corpo? Viver a corporeidade é estar presente sensorialmente em si mesmo, não de fora para dentro, ou seja, do espelho para dentro. Estar em si mesmo é sentir a brisa da manhã, o gosto do café feito na hora, o sabor das frutas do pomar. Não há um certou ou recomendável, mas há os problemas provenientes de uma vivência não saudável da corporeidade. 
     Num breve vídeo que mostra as alterações nos padrões de beleza de penteados de cabelos, fica evidente a constante mudança dos padrões de beleza. Cobrar-se em estar dentro dos padrões de beleza atual é cobrar-se constantemente para chegar em um lugar que não se sabe onde é. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário