Encontro Nacional

Encontro Nacional

terça-feira, 1 de julho de 2014

Partilha

Em Filosofia Clinica, uma das expressões que mais encantam é: “construção compartilhada”. No trabalho de consultório, no trabalho com professor, no trabalho com consultor, é interessante ver que algumas pessoas não saber construir de maneira conjunta. Não há nada de mais, é uma característica, são pessoas que ao longo da vida aprenderam a trabalhar sozinhas e não se sentem bem trabalhando em sistema de cooperação. Este tipo de pessoa em muitos lugares são chamadas de centralizadoras, e diz-se não ser adequado colocá-las em posição de comando. Essa recomendação fica ainda mais evidente se levarmos em conta a moda atual, que é a do líder servidor. Pessoas que não conseguem trabalhar em conjunto podem ser muito boas no que fazem e para o processo como um todo, mas a elas cabe apenas uma parte. Pessoas assim não têm nenhum problema, não têm que mudar, muitas vezes que tem que mudar é quem gerencia estas pessoas, pois precisa entender que alguns são muito melhores quando estão sós.
No caso de construção Compartilhada, ocorre o inverso, há diálogo com a partilha das informações. Num diálogo, duas pessoas têm a oportunidade de expor suas ideias e serem ouvidas. A construção compartilhada acontece a partir do momento em que um ouve o outro, mas também sabe sua hora de falar. Pessoas com habilidade para dialogar podem ser boas pessoas para liderar, comandar equipes, pois são pessoas que sabem falar, mas também sabem ouvir.
Numa empresa, numa família, o diálogo é a ferramenta que permite a existência de uma construção compartilhada. Imagine que você finalmente conseguiu sentar com aquela pessoa que desejava conversar, dizendo a ela tudo o que tinha para dizer, e, melhor do que isso, ela ouviu tudo e pausadamente respondeu respeitando o seu jeito de entender. Um diálogo como estes é realmente uma construção compartilhada, cada um dos dois lados soube ouvir e na hora de ponderar o fez com respeito ao que está ouvindo. Esse exemplo se dá em torno de um diálogo, mas pode acontecer nas mais diversas áreas da vida. Pense se você faz construção compartilhada com o seu corpo, por exemplo. Como seria isso?
Uma construção compartilhada com o corpo pode acontecer quando o meu organismo começa a me dizer com pressão alta que está na hora de ir ao cardiologista. Eu posso entendê-lo, levá-lo ao cardiologista, cuidar da alimentação e quando ele estiver bem novamente talvez ele me autorize a comer aquilo que tenho vontade. Minha construção compartilhada também pode se realizar com meus amigos do trabalho, minha família. A construção compartilhada acontece quando todos sabem ouvir e falar de maneira que o outro possa entender.
Na vida a solidão pode ser um caminho, mas a construção compartilhada pode abrir portas para relacionamentos fortes, duradouros. A relação de partilha é uma relação em que cada um é o ponto de referência para o outro. Numa empresa onde cada um é por si, onde não há construção compartilhada, as relações são de disputa, e, provavelmente o amanhã não existirá.

Rosemiro A. Sefstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário