Encontro Nacional

Encontro Nacional

terça-feira, 29 de julho de 2014

Por que não dá certo?

Muitos casais amam um ao outro e vivem muito bem, detalhe, quando estão um longe do outro. Parece estranho e muitos podem dizer que não é amor se é assim, que quando amamos alguém devemos estar juntos, na presença da pessoa. Mas esquecemos que em muitas famílias a máxima ensinada é: “Só sabemos dar valor às coisas quando não temos!” E assim muitas crianças aprendem desde a mais tenra idade que tem valor o que não tem.
O detalhe é que atrelamos a não presença ao valor, mas o que seria o valor? Bom, não temos como precisar uma escala de valor, sendo que estamos falando de seres humanos e cada um cria sua própria. Desta maneira, quando disser valor, pense naquilo que para você tem valor, ou seja, lhe é importante. Poderia pegar tranquilamente autores da filosofia como Kant, Nietzsche, Pascal e tantos outros e dizer o que seria importante ao ser humano. Mas, fazendo desta maneira, estaria elaborando um modelo que teria validade universal, desprezando o ser de cada um.
Pensando em cada um podemos dizer que coisas de valor podem ser coisas históricas, para algumas pessoas o valor das coisas está na sua história, o que lhes traz de memórias. Para outras pessoas o valor está na quantidade de zeros acumuladas antes da vírgula, ou seja, para estas pessoas é o mundo quem dita o valor de cada coisa. Para outras pessoas o valor das coisas está relacionado aos seus objetivos de vida, se tem a ver com o que buscam tem valor, caso contrário podem ser dispensadas. Para algumas pessoas os valores estão ligados às suas emoções, ou seja, tem valor o que tem conexão emocional com ela. E assim será para cada um.
Agora que nos explicamos no que possa ser valor retomemos a questão do valor aliado a não presença, ou falta. Imagine então uma pessoa que aprendeu que só se dá valor ao que não tem, pior do que isso, ela fez dentro dela uma ligação entre o que ela ama e os valores. Para esta pessoa quanto maior for o amor mais ela dará valor a pessoa que ela ama, mas não enquanto estiverem juntas. Sendo assim, enquanto estiverem juntos, por maior que seja o amor que a pessoa tenha, ela não vai dar valor.
Muitos relacionamentos melhoram muito depois que tanto ele, quanto ela, aprendem que a pessoa amada pode não estar mais por perto. Muitos casais amam muito melhor se tirarem férias do relacionamento de vez em quando. Mas alguns podem não entender e tratar isso como falta de amor, fingimento, dissimulação, ou qualquer outro adjetivo. O entendimento de como cada pessoa esta estruturada ajuda muito mais do que seguir receitas.


Rosemiro A. Sefstrom

Nenhum comentário:

Postar um comentário